Como chegar até Machu Picchu
Há várias formas para chegar a Machu Picchu. A maneira mais clássica é o trem. A Peru Rail oferece vários tipos de trens e horários. A grande maioria dos visitantes opta pelo Vistadome. Mas a companhia oferece outras opções: o Expedition, o Auto Vagón e o Hiram Bingham.
Como chegar até Machu Picchu – Os Trens
O Expedition é o mais simples, mas nem por isso não é um trem charmoso. Os bancos são de tecido, e o lanche servido não é tão substancial como nos demais trens. As janelas são panorâmicas. Sai de Cusco e de Ollantaytambo.
O Vistadome oferece bancos de couro e o brunch servido na ida inclui aperitivos quentes, salada de frutas, doce e bebida quente. Some a isto, o charme do guardanapo de pano, talheres de verdade, nada de plástico. Tudo servido sobre pequenas toalhas de tecido típico andino. As janelas são panorâmicas. Sai de Cusco e de Ollantaytambo.
O Auto Vagón oferece o mesmo lanche do Vistadome, mas as mesas são estilo avião, e não tão espaçosas como no anterior. Servem um brunch na ida. Os bancos são de couro. A lateral do trem é praticamente um grande janelão, mas não oferece as aberturas superiores como o Expedition e o Vistadome. Mas sem dúvida a visão lateral é privilegiada. O grande diferencial do AutoVagon é ser o único que sai de Urubamba. A estação encontra-se dentro do Hotel Tambo Inka. Este trem também sai da estação de Ollantaytambo.
O Hiram Bingham é mais do que um trem que vai te conduzir à Machu Picchu, é uma experiência por si só, e que leva a marca “Orient Express”. Além do percurso no trem de luxo que conta com os seguintes vagões: panorâmico, bar, de poltronas e restaurante. O serviço inclui um brunch na ida e jantar na volta. Subida em ônibus próprio da estaçao de trens até a entrada do recinto. Visita guiada e chá da tarde no único hotel que fica realmente ao lado da cidade inca, o Machu Picchu Sanctuary Lodge. O trem sai apenas de Cusco, e não opera aos domingos.
Dicas gerais dos trens: alguns horários são mais baratos do que outros. Muita gente apenas passa o dia e retorna a Cusco, assim sendo os trens que saem mais cedo e retornam mais tarde são normalmente os mais caros. A simples regra da oferta x demanda.
Entre janeiro e mediados de abril são realizadas obras de manutenção na via férrea. O que impossibilita que os trens saíam da Estação de Poroy. Peru Rail coloca um serviço de ônibus de Cusco até Ollantaytambo que está incluído no preço. Mas esta ida super cedo de ônibus é meio chatinha, recomendo para quem viaje nestas épocas dormir a noite anterior no Valle Sagrado. Além do bilhete sair um pouco mais barato, você economiza tempo. Caso não encontre um hotel em Ollantaytambo, vários hotéis do vale oferecem traslado à estação de trens pela manhã.
Como chegar até Machu Picchu – Trekkings até Machu Picchu
Também dá para caminhar até lá. Neste quesito também há múltiplas possibilidades, desde a caminhada clássica de 4 dias, que sai de Cusco (U$ 385 a U$ 580), até a que sai diretamente do vale, e que dura 1/2 dias (U$ 270 a U$770). Como o governo controla o número de pessoas nos trekkings, esta é uma opção que deve ser reservada com certa antecedência, principalmente nos períodos de férias.
A outra possibilidade, é caminhar pela Trilha de Salkantay. Veja a diferença entre as duas (via http://www.machupicchu.com.br):
Leia os posts que a Malu escreveu sobre sua experiência nesta trilha, clicando aqui.
Como chegar até Machu Picchu – Ônibus Aguas Calientes – Machu Picchu
Todos os trens e o trekking de Salkantay chegam a Aguas Calientes. Dá para subir caminhando até o recinto arqueológico, mas é uma bela caminhada dentro da selva em uma trilha empinada. O mais cômodo e rápido, é pegar o ônibus que sai quase em frente da estação de trens e que te deixa na entrada de Machu Picchu.
Cruze o rio e passe pela bilheteria, antes de entrar na fila. Cada trajeto custa U$8,00, se vai descer também de ônibus, aproveite e compre a ida-e-volta por U$ 15,50. A frequência é de 15 a 20 minutos.
Existem rotas alternativas de ônibus/trekking desde Cusco, mas que demandam bastante tempo de viagem, entre 20 e 48 horas. Isso mesmo, só para chegar a Águas Calientes. Para ler um relato em inglês, clique aqui.
Para ler dois relatos em português, clique aqui e aqui.
Veja todos nossos posts do PERU
Busque e reserve seu hotel em: Cusco | Machu Picchu. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016 . Para ver os descontos em outros meses, clique aqui.
Posts relacionados:
Como é o Tour do Vale Sagrado Inca
Ollantaytambo, uma bela surpresa do Vale Sagrado Inca
Machu Picchu – Primeiras Impressões
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2011
mapa com rotas alternativas: http://www.andeantravelweb.com/peru/destinations/machupicchu/index.html
mapa trilha inca: http://www.innovatravelperu.com/br/trilha-inca-4-dias/
fotos de divulgação com logo: Peru Rail